10 dicas fáceis para economizar

Postado em por brenda

dicas para economizar

Para muita gente, a parte mais difícil de economizar dinheiro é começar!

Seja para comprar um carro, fazer uma viagem, pagar uma faculdade ou apenas para ter uma reserva de emergência, guardar dinheiro é o desejo e a dificuldade de muitos brasileiros, de diferentes regiões e classes sociais.

Essa tarefa pode não parecer fácil agora, mas com organização e paciência, podemos te ajudar a juntar aquela graninha como você sempre quis.

Conheça 10 dicas simples para economizar:

1. Hora da Lista

Há poucas coisas na vida que uma boa lista não ajude a resolver! 

O primeiro passo para economizar é conquistar o controle sobre seus ganhos e despesas. Para isso, anote quanto dinheiro está entrando e saindo, seus boletos, faturas, contas e qualquer outro gasto.

A lista vai te ajudar a entender como está a sua situação financeira e o que pode ser mudado. Você pode fazer uma lista de papel, uma planilha no Excel ou até utilizar um aplicativo especializado para finanças. Use o que for mais prático para você!

2. Estabeleça metas

Agora que você conquistou o controle sobre as suas finanças e pode visualizá-las na sua lista, é hora de se perguntar: Qual é o objetivo e em quanto tempo posso chegar lá?

É assim que você estabelece metas!

Se o seu objetivo é guardar uma quantia x para reformar a cozinha de casa e você acredita que, com um pouco de esforço, é possível chegar lá em alguns meses, agora você sabe quanto dinheiro precisa ser posto de lado mensalmente. 

Esse dinheiro deve ser a sua meta, o quanto você vai contribuir todos os meses para alcançar o seu objetivo.

3. Corte gastos desnecessários

Esse passo é um pouco mais difícil, mas não se assuste!

Fazer uma lista com todos os seus ganhos e gastos pode ter te ajudado a perceber, por exemplo, que você nem tem tempo para assistir aos quatro serviços de streaming que você assina.

Ou talvez você está comendo muito fast food e gastando mais do que estaria comendo em casa ou levando seu almoço para o trabalho.

Essa é a hora de desapegar e focar no objetivo que você estabeleceu no item anterior. Para chegar lá, vale a pena sacrificar uma pizza por semana, não vale?

Para se motivar a fazer isso, você pode utilizar métodos que mostrem que está cada vez mais perto da meta.

Por exemplo, para incentivar toda a família a guardar dinheiro você pode desenhar um termômetro com a quantidade de dinheiro nas marcações.

Em seguida, coloque o desenho à vista, na geladeira ou em um mural. Toda vez que atingirem uma nova marcação vocês podem colorir o termômetro. Assim, todos percebem que os esforços estão surtindo efeito.

4. Converse com a família

Falando em família, se você mora com uma, vocês são um time!

Não esqueça que você não está sozinho nos seus objetivos. Afinal, a felicidade de um é a felicidade do outro e vocês podem até estar economizando para fazerem algo legal juntos, como férias na Bahia!

Converse com a sua família sobre a necessidade de economizar e de trabalhar em equipe para chegar onde vocês desejam.

5. Não esqueça de viver

Envolver todo mundo nessa caça ao tesouro vai ser útil para atingir o objetivo. Porém, se tudo for trabalho e nenhuma diversão, o seu time e até você mesmo podem começar a duvidar se tudo realmente vale a pena e acabar desistindo.

Você pode ter cortado algumas atividades e prazeres, mas ainda pode valorizar as coisas de que mais gosta. Por exemplo, se você gosta de sair com amigos, tentem um programa diferente. Cozinhe uma deliciosa refeição para todos em casa!

Se você planejar seus momentos de diversão, pode ter ótimos dias sem extrapolar o seu orçamento.

6. Água, energia e sustentabilidade

Além de ser mais saudável para o planeta, economizar água e luz é bom para o seu bolso!

Fique atento para não deixar luzes acesas ou eletrodomésticos na tomada sem necessidade.

Além disso, você também pode fazer atividades que exigem maior gasto de energia, como tomar banho e lavar roupa, em horários fora do pico, como antes das 16h, por exemplo.

Falando em banho, ele não precisa durar meia hora, certo?

7. Cuidado com os pequenos gastos

Aquela corrida de Uber pode ser “só 15 reais”, mas é de 15 em 15 que se chega a R$150.

Como diria o famoso (e econômico) Julius, de Todo Mundo Odeia o Chris, “Se não comprar nada o desconto é maior”. Portanto, fuja de tentações!

Ao ver uma promoção com 70% de desconto, pergunte-se: “Realmente preciso disso agora? Vou usar isso? Isso vale um atraso para alcançar o meu objetivo?” Se a resposta for não, não compre, não importa o quão barato for.

Cuidado com as compras por impulso!

8. Indo ao mercado

Falando em evitar impulsos, olha outra lista aqui!

Ir ao supermercado pode ser uma armadilha para a sua economia. Afinal, ao chegar lá, pode bater aquela vontade de comprar o que não estava planejado.

Portanto, faça uma lista em casa antes de sair. Verifique o que está faltando e o que a família precisa de verdade. Ao chegar no supermercado, foque na lista e siga-a à risca.

Uma boa dica é evitar ir ao supermercado com fome! A fome pode te levar a fazer escolhas sem pensar ao entrar naquele corredor com as comidas que você tanto gosta.

9. Pague suas contas em dia

O ideal é pagar as suas contas assim que o seu salário cair para “se livrar” delas logo de cara e não correr o risco de esquecer nada. 

Porém, se você não recebe todo o dinheiro no mesmo dia, uma boa e velha lista pode te ajudar a organizar as contas. Liste todas elas junto com o vencimento para não esquecer nenhuma.

Pagar as suas contas em dia evita as altas taxas e juros que podem decorrer de um atraso.

10. Quite suas dívidas

Caso você não tenha conseguido pagar alguma conta em dia e tenha contraído dívidas, não se desespere!

Dê preferência às dívidas que oferecem amortização de juros no caso da antecipação das parcelas – assim, você pode economizar ao pagar à vista.

Considere, ainda, uma possível portabilidade, ou seja, quando você transfere um empréstimo ou financiamento de um banco para outro, que oferece condições melhores.

O importante é buscar saídas o mais rápido possível para não acumular dívidas.

Dica extra

Além das 10 dicas fáceis para economizar que separamos para você, temos uma dica extra!

Você pode contar com a Simpay para escapar do endividamento. Com a plataforma, você parcela o pagamento de contas através do cartão de crédito, com juros a partir de 2,99% ao mês e sem burocracia.

Pela Simpay, você parcela contas de IPVA, multas, licenciamento, e dívidas de consumo como água, luz, internet, telefone, aluguel, condomínio, financiamentos em atraso de carro ou casa, entre outros boletos com prazo de quitação de até um dia útil.

Além da disponibilidade de realizar as transações aqui no site, já são hoje 35 pontos credenciados.

Ou seja, estamos presentes no municípios como Alvorada, Canoas, Estância Velha, Campo Bom, Guaíba, Gravataí, Imbé, Porto Alegre, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Osório, Parobé, Sapiranga, Sapucaia, Santa Cruz, Santo Antônio da Patrulha, Taquara e Venâncio Aires. 

Veja também: a Simpay na mídia!

É hora de economizar!

Como dissemos logo no início, para economizar é preciso começar! 

Não deixe a organização das suas finanças amanhã. Afinal, cada dia perdido é um dia mais longe do seu objetivo, seja ele qual for.

Depois disso, é tudo uma questão de foco e disciplina. Tendo sempre o prêmio em mente, você pode ir longe com a sua economia sem deixar de aproveitar a vida com família e amigos.

Postado por: brenda

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Leia também: