Educação financeira: Saiba da importância

Educação financeira é um tema pouco falado, mas muito necessário. Se você está lendo esse artigo talvez não tenha tanta familiaridade com educação financeira ou deseja aperfeiçoar seus conhecimentos.

Estamos nos reerguendo de uma catástrofe que foi a pandemia do coronavirus e temos sequelas que precisam ser reajustadas, principalmente em nossa educação financeira.

Nesse artigo, vamos aprender a lidar com essas mazelas financeiras que muitas vezes nos impedem de progredir.

O que é?

Basicamente, é o conhecimento de como lidar com o dinheiro e como ele funciona. Mas isso inclui, economizar, entender as melhores opções de mercado para alguma prestação de serviço e também é importante entender alguns temas como: Juros, poupança e inflação.

Esses são apenas alguns aspectos que podem te ajudar a escolher a melhor opção e criar estratégias para ter uma educação adequada, mas não para por ai.

Não pense que por ser um termo financeiro e não estar no seu vocabulário do dia a dia, a educação financeira esteja distante. Ela não serve apenas para o público elitizado, mas pode ajudar algumas classes mais baixas a se reerguer.

Qual a importância de fazer educação financeira?

Todo mundo sonha com uma qualidade de vida melhor, tanto para si, quanto para quem é próximo. E para que essa qualidade de vida seja alcançada, temos que pensar a longo prazo já que existe um processo.

É importante se planejar, assim você pode usufruir desse planejamento com férias em lugares lindos, ou você também pode realizar um curso que tanto deseja.

Um outro aspecto é que você também pode se precaver por conta de alguma emergência que aconteça eventualmente.

Você ficará mais tranquilo se estipular na consciência que houve um planejamento no passado.

Como fazer?

Você já está no caminho!

Como não temos esse recurso de aprendizagem desde pequeno, temos que nos desenvolver por nós mesmos. Mas, não queremos deixar você sozinho nessa, com as dicas da Simpay e com alguns outros métodos

Confira abaixo:

Livros

A literatura sobre investimentos é extensa e diversificada. No entanto especialistas, podem fornecer uma visão profunda sobre como abordar diferentes tipos de investimentos, avaliar riscos e construir um portfólio equilibrado.

Comece com livros introdutórios e avance gradualmente para livros mais complexos à medida que seu conhecimento se expande.

Algumas recomendações:

Cursos Online


Com o avanço da internet, temos a oportunidade de estudar online e o melhor, de forma gratuita. No entanto vale lembrar que os cursos precisam de empenho e vontade de aprender.

Listamos alguns cursos que podem lhe ajudar e que são confiáveis para começar:

Essas são apenas algumas sugestões que podem te ajudar a lidar melhor a educação financeira.

Vídeos

Todo mundo que deseja aprender algo, tem como referência o Youtube, desde a troca de um chuveiro até a manutenção de um carro.

Com lado financeiro não é diferente, temos alguns canais confiáveis que podem lhe auxiliar nessa jornada.

Nath Finanças é uma youtuber conhecida no mundo financeiro. Desde 2019, quando criou o canal, vem dando dicas de como vencer na perspectiva de econômica.

Um outro youtuber que pode lhe auxiliar e que conta com milhares de seguidores nas redes sociais é o Primo Pobre. Eduardo Feldberg, também conhecido como ‘Duda’ é outro que da dica para quem nunca teve acesso a uma boa educação financeira.

Comece!

São diversas formar que podemos começar, por isso, comece! Veja qual com qual dica você mais se identifica e tente começar o quanto antes, assim você colherá os resultados.

Não procrastine o que você sabe que pode lhe garantir um futuro melhor e não deixe para amanhã, o que você pode fazer hoje.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *