MEI 2023: vale a pena ser PJ?

CLT ou MEI, qual é a melhor opção? Quais as vantagens e desvantagens com esse tipo de contrato? Hoje, é bastante comum vermos profissionais trabalhando como prestadores de serviço, principalmente no mundo da tecnologia.

O aumento de tributos sobre os trabalhadores com registro CLT, estão fazendo com que essa migração aconteça. Então os diversos impostos fazem com que as empresas busquem por esses prestadores de serviço e deixem de lado o CLT.

A pessoa jurídica que deve prestar um serviço, não possui nenhum vínculo com a empresa. Por outro lado, o trabalhador com a carteira registrada tem diversas leis trabalhistas e direitos que precisam ser cumpridos como, pagamento de hora extra, 13° salário, férias e entre outros.

Um ponto a reprisar é que o trabalho sobre a condição PJ não é ilegal, mas ele apenas perde em alguns benefícios que um contrato CLT pode ter. 

Confira quais são as desvantagens e as vantagens de cada uma das categorias.

Vantagens de ser MEI

Salário atrativo

Na maioria dos casos o salário de um trabalhador MEI é maior do que a de um trabalhador de carteira assinada. Isso acontece pois nessa modalidade, não existe o pagamento de tributos e impostos. Essa tem sido uma grande tendência em 2023 e pode se estender para os próximos anos. Em alguns casos o salário pode chegar a ser quase 50% maior do que um trabalhador CLT e em outros casos, esse valor pode chegar a ser 200% maior!

Benefícios

Como dissemos anteriormente, a carteira assinada garante ao trabalhador diversos benefícios. Entre eles uma pessoa tem direito a férias, 13° no final do ano, licença maternidade, seguro desemprego em caso de desligamento, fundo de garantia (FGTS), entre outros. São ótimos benefícios que garantem uma ótima estabilidade. Já alguém que apenas presta serviço, sai em desvantagem sobre isso, todavia, não quer dizer que não possa negociar essas condições. É possível que no momento do fechamento do contrato, esses mesmos benefícios possam ser solicitados por parte do prestador.

Tributos

Os impostos de alguém com carteira assinada, já são descontados em seu salário e por isso ele não precisa se preocupar. No caso do prestador, quem deverá realizar esse procedimento, é ele mesmo, ele quem deverá recolher os impostos e em alguns casos contratar algum profissional para cuidar dessa parte, o que consequentemente, gera um gasto a mais.

Desvantagens do MEI

Riscos e desorganização

Como não tem nenhum vínculo o prestador que é MEI poderá perder em alguns aspectos, dentre eles, a falta de garantia que a empresa que ele dirige irá gerar algum lucro. Um outro ponto é que, quem faz a gestão de todas as coisas, é ele mesmo. Para uma pessoa desorganizada, gerir uma rotina poderá ser um problema.

Reconhecimento no mercado

Leva um tempo para que as coisas possam começa a caminhar como planejamos. No começo o profissional PJ não terá visibilidade no mercado e por isso, levará um tempo para conseguir bons clientes, crédito e financiamento nos bancos e até mesmo abrir contas. Quando estabilizado, o cenário muda radicalmente.

Então, é importante analisar cada aspecto que faça essa migração acontecer. Benefícios, vantagens e desvantagens, verificar se vale a pena ter um salário exorbitante ou se é preferível ter a segurança e estabilidade de um CLT.

O mercado de trabalho está cada vez mais flexível!

A Simpay está sempre atualizando você com informações úteis para seu dia a dia, por isso, não deixe de acompanhar nossos artigos em nosso blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *