Quais são os tipos de aposentadoria? Entenda

Você sabia que existem diferentes tipos de aposentadoria? A Previdência Social tem soluções diferentes para situações diferentes.

Isso, por sua vez, tem obviamente implicações para a reforma pública, para não mencionar a possibilidade de pensões privadas.

Então, se você está começando a planejar sua aposentadoria, entenda como funcionam esses diferentes tipos de previdência do INSS, quais são os requisitos de cada um e qual a melhor opção.

Por que não descobrir essas diferenças juntos? Vêm com a Simpay e continue lendo!

Quantas aposentadorias existem no INSS?

A reforma previdenciária de 2019 introduziu várias mudanças nos empregados e nos planos de aposentadoria de muitas pessoas.

No entanto, este artigo irá tirar algumas dúvidas explicando quais os tipos de aposentadoria que existem, quais as regras e como escolher uma delas.

Geralmente, existem cinco tipos principais de pensões, com algumas variações, excluindo disposições especiais do plano (como a dos militares).

A seguir, veremos três:

  • Aposentadoria especial;
  • Aposentadoria por invalidez;
  • Aposentadoria da pessoa com deficiência;

Vamos aos detalhes!

Aposentadoria especial

A aposentadoria especial é destinada a profissionais cujas atividades colocam em risco a saúde e a vida. Enquanto isso, os requisitos incluem o período de contribuição em atividades insalubres e a idade mínima para se beneficiar dessa pensão do INSS.

Uma coisa boa é que seus valores não são reduzidos por conta da Previdência e o tempo de resposta costuma ser menor. Porém, comprovar um período de trabalho prejudicial à saúde exige algum esforço burocrático.

As regras: Período de contribuição de 25, 20 ou 15 anos dependendo do nível de risco do trabalho.

A idade mínima é de 60, 58 ou 55 anos, variando de acordo com o nível de risco do trabalho (apenas para quem começou a trabalhar após a introdução da reforma).

Para quem começou a trabalhar antes da reforma, disposições de transição de 86 pontos (idade + atividade especificada com 25 anos ou mais de trabalho), 76 pontos (20 anos ou mais de trabalho), 66 pontos (15 anos ou mais de trabalho), dependendo no nível de risco da obra, há um desvio.

Aposentadoria por invalidez

As pensões de invalidez são concedidas a pessoas que foram privadas da capacidade de exercer um trabalho remunerado no mercado devido a um acidente ou doença. Dessa forma, esse benefício visa fornecer suporte financeiro a indivíduos nessas circunstâncias.

Para comprovar que você não pode trabalhar, é necessário que você tenha um atestado médico e um diagnóstico feito por um especialista em seguro social. Adicionalmente, o pré-requisito é que você esteja contribuindo há pelo menos 12 meses (exceto em caso de acidente ou doença grave).

Aposentadoria de pessoas com deficiência

Pessoas com deficiência física têm direito a pensões especiais do INSS. No entanto, além da idade mínima ou do período mínimo de contribuição, é necessária a comprovação de deficiência para ter direito aos benefícios.

Para idades mínimas aplicam-se as seguintes regras:

  • 60 anos para os homens.
  • 55 anos para as mulheres.
  • Carência de 15 anos (180 contribuições) para trabalhar como pessoa com deficiência.

Se você se aposentar após o período de contribuição, aplicam-se as seguintes regras:

  • Deficiência leve: 33 anos para homens, 28 anos para mulheres;
  • Grau intermediário: 29 anos para homens, 2 anos para mulheres;
  • Grave: 25 anos para homens, 20 anos para mulheres.,

Agora você já sabe as regras de aposentadoria, além disso aqui na Simpay temos outros artigos que podem ajudar a sanar suas dúvidas.

Fique por dentro de nossas notícias e não fique na dúvida quanto a sua aposentadoria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *