À vista ou parcelado: como organizar seus pagamentos?

Postado em por brenda

à vista ou parcelado

Existem dois tipos de pessoas: as que pagam à vista e as que parcelam em 10x! 

Piadas à parte, a verdade é que, independentemente da sua forma de pagamento de preferência, é provável que em algum momento você já tenha se deparado com situações em que ficou na dúvida entre pagamento à vista e parcelado.

Pagar à vista é uma ótima forma de não se perder no controle das suas finanças. Mas, e quando isso não é possível? Existem situações em que é recomendado pagar parcelado? Como fazer essa escolha sem errar?

Neste artigo, vamos tirar as principais dúvidas sobre pagamento à vista e parcelado, além de dar dicas de como organizar melhor a sua vida financeira. Confira!

O que levar em consideração?

Toda decisão de compra deve levar em consideração sua atual situação e planejamento financeiro. Essas questões farão a diferença na hora de decidir como realizar o pagamento.

Além disso, há alguns fatores importantes. Veja:

Valor da compra

A situação mais comum na qual decidimos parcelar uma compra é quando não temos a quantia total em mãos. 

Isso ocorre principalmente com bens e serviços mais caros, como imóveis, automóveis e passagens de avião. Mas também pode acontecer com compras menores e urgentes para as quais você não havia se preparado, como quando seu smartphone deixa de funcionar, por exemplo.

Para as compras de itens mais baratos, sempre busque avaliar suas possibilidades financeiras e tentar realizar o pagamento de imediato. Assim, você não compromete seu orçamento do próximo mês. Deixe o parcelamento para quando não houver outra saída.

Descontos e promoções

Um motivo muito frequente de pagarmos à vista é a possibilidade de descontos. Muitos vendedores oferecem condições especiais para pagamentos nessa modalidade. No entanto, é importante analisar quais são os percentuais de descontos que estão sendo ofertados para decidir se realmente vale a pena.

Além disso, esse tipo de desconto pode te levar a realizar compras por impulso somente porque há um desconto disponível. Portanto, pense bem nas suas necessidades antes de efetuar a compra.

Juros

Comprar algo de grande valor parcelado pode ser uma boa pedida, mas fique atento a taxa de juros!

Se o parcelamento tiver taxa de juros, é necessário avaliar os benefícios dos quais você está abrindo mão quando não paga à vista. Afinal, você estará gastando mais dinheiro, mesmo que não sinta isso devido ao parcelamento.

Tempo

O tempo é um fator importante ao tomar essa decisão. Portanto, fique atento ao prazo acordado porque esse valor vai ter um impacto no seu planejamento por vários meses. 

É aqui que é preciso ter cautela. Muitos brasileiros se endividam devido ao acúmulo de parcelamentos no cartão de crédito. A pesquisa de endividamento e inadimplência do consumidor (Peic) aponta que grande parte do endividamento das famílias, cerca de 83%, se concentra no cartão de crédito.

Logo, ao fazer a escolha pelo parcelamento, tenha consciência de que seu orçamento estará comprometido até a quitação.

Vantagens de comprar à vista

Agora que você já sabe o que deve ser levado em consideração, vamos falar sobre as vantagens de comprar à vista. Fique de olho:

Maior controle financeiro

Acabamos de falar sobre como muitas famílias brasileiras se endividam devido a parcelamentos excessivos no cartão de crédito. Além disso, dependendo de quantos cartões você tem e das datas de fechamento e vencimento, isso pode gerar confusão.

Portanto, caso você esteja inseguro quanto ao seu controle dos parcelamentos, prefira pagar à vista, sempre que possível.

Não compromete o orçamento futuro

Voltemos à questão do smartphone. Se você percebeu que seu celular não está funcionando bem e pode abandoná-lo a qualquer momento, guarde dinheiro para realizar a troca quando necessário. Assim, você vai conseguir o novo celular sem comprometer o seu orçamento por meses.

Ao contar somente com os recursos do presente, você evita comprometer sua receita futura, que pode ser necessária para outras situações.

Descontos 

Já falamos sobre descontos por aqui e eles são, de fato, alguns dos maiores atrativos do pagamento à vista.

Tomando cuidado para não cair em compras impulsivas, sempre busque negociar o valor à vista. Assim, você dorme tranquilo sabendo que tudo já está paga e ainda saiu por um valor menor.

Leia também: Por que educação financeira é importante

Vantagens de compras à prazo

Comprar à vista é ótimo para a organização da vida financeira, porém, muitas pessoas preferem comprar parcelado. A seguir vamos entender as vantagens dessa modalidade.

Possibilidade de comprar sem ter todo o dinheiro

Recomendamos sempre ter uma reserva de emergência e guardar dinheiro para o que quer comprar, mas, quando necessário, parcele com cuidado.

A compra parcelada é interessante principalmente caso o valor gasto seja um investimento que terá retorno. Como comprar um novo computador mais rápido para trabalhar, por exemplo.

Mas fique atento: é preciso pagar as parcelas em dia. Acumulá-las só fará com que os juros cresçam ainda mais na hora de quitar a dívida.

Investimento

Caso não haja desconto à vista, considere pagar à prazo e investir o dinheiro que você usaria originalmente para pagar à vista.

Dessa forma, enquanto você paga as parcelas, o seu dinheiro rende juros e você sai ganhando. Porém só faça isso se já tiver o dinheiro de antemão.

Não compromete sua reserva de emergência

Talvez você se sinta tentado a recorrer à sua reserva de emergência para pagar pelo seu novo computador ou geladeira, simplesmente para já deixar tudo pago sem parcelar.

No entanto, lembre-se: essa é a sua reserva de emergência. E você pegar o dinheiro dela e acontecer uma emergência de verdade? É melhor deixar esse dinheiro guardado para lidar com acidentes, despesas hospitalares, consertos na casa e outras urgências que podem aparecer.

Prefira parcelar ao invés de tirar dinheiro da sua reserva.

Veja mais: 10 dicas fáceis para economizar

Educação financeira é tudo

A melhor forma de pagamento é aquela que funciona melhor para você e sua família. No fundo, tudo depende do seu planejamento financeiro e organização para manter todas as contas em dia.

Mas, se estiver com dificuldades, não se preocupe! O nosso blog está cheio de conteúdos feitos especialmente para te ajudar a se organizar melhor em diversas situações como pagamentos, dívidas, despesas anuais e até dicas de como ensinar educação financeira para crianças.

Não se enrole com o dinheiro: pesquise, peça ajuda e procure tornar o seu planejamento o ideal para você!

Postado por: brenda

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Leia também: