Boleto vencido: como pagar?

Postado em por brenda

boleto vencido

Quem nunca esqueceu de pagar um boleto que atire a primeira pedra!

Mesmo sendo cuidadoso com as contas, na correria do dia a dia, pode acontecer de alguma ficar para trás. E então vem a dúvida: como pagar um boleto atrasado?

Neste artigo, vamos te ajudar nessa missão. Confira!

Posso pagar um boleto vencido?

O processo de pagar o boleto vencido também pode trazer algumas dores de cabeça, mas é muito melhor do que deixar a dívida se acumular e formar uma bola de neve de problemas. Portanto, assim que perceber que a conta não foi paga, priorize este pagamento.

E não se preocupe: desde novembro de 2018, é possível pagar boleto vencido em qualquer banco, lotérica ou agência dos Correios, inclusive por Internet Banking. Assim, não é mais necessário gerar 2ª via do documento.

Antes os boletos atrasados só podiam ser pagos na instituição que emitiu o boleto. A mudança é resultado de uma exigência do Banco Central para que os bancos modernizassem sua forma de cobrança, atendendo às novas demandas dos clientes. Ainda bem que isso mudou!

Todos os juros, taxas e encargos agora são gerados automaticamente quando você vai quitar o boleto. Logo, não há necessidade de emitir um novo. 

Lembre-se que, caso a data de vencimento seja feriado ou fim de semana, você pode pagar no dia útil seguinte sem cobrança de juros ou multa.

Preciso pagar juros ou multas?

De forma geral, é preciso pagar juros e multa pelo atraso, porém isso fica a critério de cada banco. 

Quando isso acontece, os juros são chamados de juros de mora, ou seja, é como se fosse uma penalidade pelo atraso, e eles podem ser de até 1% ao mês. O valor é fracionado de acordo com os dias de atraso. Já a multa por atraso pode ser de até 2% sobre o valor do boleto. 

Fique atento, pois, caso o valor do boleto seja alto, essas quantias podem ser mais significativas do que aparentam.

Outra possível consequência do atraso no pagamento de contas é a queda do seu score. Assim, fica mais difícil conseguir crédito.

Como pagar um boleto vencido?

Com essa atualização nas regras para pagamentos em atraso, você pode quitar seu boleto em qualquer banco. Além disso, você pode optar por caixas físicos, caixas automáticos, lotéricas, Internet Banking ou aplicativos. Vale lembrar que a Simpay está presente em dezenas de pontos físicos também, espalhados por diversos estados brasileiros.

De qualquer forma, a atualização do boleto vencido acontece na hora e ele já aparece o novo valor, juros e multa.

Como pagar pela internet?

Hoje em dia, você pode resolver seu pagamento em atraso sem sair de casa! Vamos te mostrar como:

1 – Acesse seu banco pelo site ou aplicativo, conforme você preferir;

2 – Encontre a área de Pagamentos, em geral, ela está em local fácil de visualizar;

3 – Escolha a opção de pagamento de boleto;

4 – Escaneie o código de barras com a câmera do celular ou digite o número do boleto no local indicado. Se optar por digitar, fique atento enquanto o faz e verifique se o número digitado está correto. Caso o seu boleto seja digital, é possível copiar e colar o número com o teclado;

5 – Verifique todos os dados com os valores já atualizados automaticamente. Se algo estiver errado, procure o beneficiário e o banco. Não pague boletos com erros;

6 – Confirme o pagamento!

Como pagar no caixa eletrônico?

1 – Tenha em mãos o boleto ou o número do documento;

2 – Acesse sua conta no caixa eletrônico;

3 – Escolha a opção Pagamentos e, depois, Código de Barras;

4 – Escaneie o código ou insira o número manualmente. Se optar por digitar, fique atento enquanto o faz e verifique se o número digitado está correto.;

5 – Verifique os dados do boleto com o valor atualizado de acordo com multa e juros;

6 – Confirme o pagamento!

Como pagar em agência ou lotérica?

1 – Tenha o boleto em mãos (muitos lugares não aceitam apenas o número do código de barras);

2 – Entre na fila adequada, seguindo as recomendações do banco ou lotérica escolhida;

3 – Entregue o boleto para o atendente;

4 – Verifique os dados do pagamento com o valor atualizado de acordo com multa e juros;

5 – Escolha a forma de pagamento;

6 – Confirme a transação!

Evite os boletos vencidos!

Embora esteja mais fácil pagar boletos vencidos agora que os dados se atualizam automaticamente, é sempre melhor não estar nessa situação, né?

Por esse motivo, é importante sempre contar com uma boa organização da sua vida financeira. Assim, você não perde nenhuma data de pagamento e está sempre em dia com suas responsabilidades.

Veja algumas dicas para um planejamento financeiro eficiente:

  • Colocar contas recorrentes (como água e luz) no débito automático;
  • Acionar o DDA (Débito Direto Autorizado) para saber sobre todos os boletos no seu nome, assim nada sai do seu controle;
  • Sincronizar as datas de vencimento para que caiam todas no mesmo dia, assim você tem um “Dia D” de pagamentos;
  • Marcar a data de vencimento dos boletos no calendário ou em aplicativos de lembretes;
  • Listar todas as suas contas para riscá-las uma por uma conforme as paga, assim você tem controle do que está pagando todos os meses.

Essas são apenas algumas das dicas principais. Se você quiser aprender mais sobre como ter uma vida financeira mais saudável, confira o nosso blog!

Estamos sempre postando novos conteúdos para te ajudar no seu dia a dia. Olha só algumas das nossas dicas:

Não tenho como pagar o boleto vencido. E agora?

Quando encontramos uma conta que esquecemos de pagar, devemos sempre realizar o pagamento o mais rápido possível para evitar que multas e juros se acumulem, tornando o problema cada vez maior.

Porém, existe a possibilidade de você algum dia se encontrar na situação de não conseguir pagar uma conta por falta de dinheiro.

Nesse caso, recomendamos que você negocie sua dívida, também o mais rápido possível, para que ela não se torne uma bola de neve.

Uma das opções para lidar com esses casos é a Simpay, uma fintech que nasceu com o objetivo de oferecer um fôlego financeiro para seus clientes. A empresa proporciona o pagamento parcelado de contas através do cartão de crédito (aceita todas as bandeiras), com taxas acessíveis e sem burocracia.

A Simpay permite o parcelamento de contas diversas, como IPVA, multas de trânsito, licenciamento, contas de consumo como água, luz, internet e telefone; aluguel, condomínio, financiamentos em atraso de carro ou casa; Darf, entre outros boletos.

Faça uma simulação no nosso site!

Postado por: brenda

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Leia também:
https://somossimpay.com.br/wp-content/uploads/2021/09/foto-blog-simpay-3.pnghttps://somossimpay.com.br/wp-content/uploads/2021/10/foto-blog-simpay-4.jpghttps://somossimpay.com.br/wp-content/uploads/2021/11/foto-blog-simpay-2.jpg