Como começar a poupar dinheiro? Um breve guia prático

Postado em por brenda

guia prático para poupar dinheiro

O final do ano está chegando e com ele as famosas promessas de ano-novo. 

 

Em 2022, todo mundo vai começar a malhar, a comer alimentos saudáveis, passar menos tempo na internet, ler mais e…poupar dinheiro.

 

Mesmo que você não seja do tipo que faz promessas à meia-noite de 31 de dezembro, você certamente já disse “amanhã eu começo” para as suas finanças. Pode ser que tenha dado certo, mas, para muita gente, esse “amanhã” é mais difícil do que parece.

 

Então, como começar a poupar dinheiro de verdade?

 

Confira nossas 10 dicas para começar a poupar!

 

Mire no alvo

 

Imagine-se treinando arco-e-flecha em um campo de férias! Parece divertido, certo? Mas e se o alvo fosse removido? O que você faria com a flecha?

 

Poupar dinheiro funciona da mesma forma. É difícil permanecer motivado a treinar arco-e-flecha se não há um alvo e é difícil poupar dinheiro sem saber qual é a meta.

 

Por que você quer poupar dinheiro? Para reformar a cozinha? Trocar de carro? Passar as férias em Maceió? Comprar um computador gamer? 

 

Quando você sabe o seu objetivo e quanto falta para chegar lá, fica mais fácil estabelecer quanto você precisa guardar mensalmente para atingir a meta.

 

Estabeleça prazos

 

Algumas metas já vem com prazos pré-estabelecidos, como as férias em Maceió, por exemplo. Afinal, as suas férias provavelmente tem um período para acontecerem. 

 

Porém outras metas podem parecer mais abertas, como reformar a casa ou fazer aquele sonhado mochilão pelo Leste Europeu.

 

Essas são as metas perigosas! Por quê? Porque, ao ter datas em aberto, é mais fácil perder o foco e ir adiando os seus sonhos, talvez até indefinidamente.

 

Por isso, é importante ter prazos definidos para quando você quer atingir a meta. Assim, você permanece focado no seu objetivo.

 

Conheça suas despesas

 

Agora que você sabe onde quer chegar e quando quer chegar, é hora de conhecer melhor os seus gastos

 

Conquistar o controle sobre seus ganhos e despesas é um passo importante para começar a poupar. Para isso, anote quanto dinheiro está entrando e saindo, seus boletos, faturas, contas e qualquer outro gasto.

 

A lista vai te ajudar a entender como está a sua situação financeira e o que pode ser mudado. Você pode fazer uma lista de papel, uma planilha no Excel ou até utilizar um aplicativo especializado para finanças. Use o que for mais prático para você!

 

Organize suas finanças

 

Agora que você conhece seus objetivos e o seu orçamento, é hora de descobrir o que pode ser mudado para te ajudar a alcançar a meta!

 

Diferentes pessoas têm diferentes necessidades, porém vários especialistas recomendam a regra do 50/15/35. Ou seja:

 

  • 50% do orçamento para gastos essenciais como aluguel, contas fixas, alimentação, gasolina, etc;
  • 15% para prioridades financeiras como quitação de dívidas e, é claro, o quanto você vai poupar;
  • 35% para estilo de vida, afinal, ninguém é de ferro e você merece um cineminha, uma manicure e aquele joguinho de vôlei com os amigos.

 

Quite suas dívidas

 

Poupar dinheiro tendo dívidas não é uma boa ideia, pois as dívidas continuam aumentando. Portanto, assim que possível, quite as suas dívidas e tire esse problema do seu caminho para que você consiga se planejar e economizar sem problemas.

 

Dê preferência às dívidas que oferecem amortização de juros no caso da antecipação das parcelas – assim, você pode economizar ao pagar à vista.

 

Considere, ainda, uma possível portabilidade, ou seja, quando você transfere um empréstimo ou financiamento de um banco para outro, que oferece condições melhores.

 

Você pode também contar com a Simpay! Com a plataforma, você parcela o pagamento de contas através do cartão de crédito, com juros a partir de 2,99% ao mês e sem burocracia.

 

O importante é buscar saídas o mais rápido possível para não acumular dívidas. 

 

Cuidado com os impulsos

 

Um dos maiores problemas de quem está tentando poupar dinheiro são os gastos por impulso, em geral agravados com grandes promoções e descontos como na Black Friday, por exemplo.

 

Ao ver valores mais baixos, muita gente cai na armadilha de comprar coisas que nem iria comprar originalmente. Portanto, antes de fazer qualquer aquisição, pergunte-se: Eu realmente preciso disso? Vai ser útil? Vale a pena atrasar meus objetivos por isso?

 

Cuidado com o cartão de crédito

 

Falando em gastos por impulso, o cartão de crédito também pode ser um problemão. Afinal, tudo parece mais fácil de pagar quando parcelado em 10x.

 

No entanto, evite cair nessa armadilha!

 

Parcelamentos no cartão de crédito criam um compromisso financeiro que pode durar um longo tempo e “sugar” as suas finanças sem você perceber. Sempre que possível, tente economizar dinheiro para fazer as suas compras à vista.

 

Reserve o dinheiro da meta

 

Uma boa dica para evitar gastar o valor que você estipulou que deve guardar todos os meses é simplesmente já retirar esse dinheiro da conta corrente e colocar em alguma forma de investimento, como a Poupança ou o Tesouro Direto, por exemplo.

 

Assim, você vai aprender a pensar no seu mês sem esse valor. Afinal, ele não é seu, ele é do seu sonho.

 

Logo, se você se propôs a economizar, por exemplo, R$1.000 por mês, assim que você receber o seu salário, já retire esse valor e coloque no investimento de sua preferência.

 

Outro benefício dessa prática, é que o seu dinheiro não fica parado e sim rendendo juros para te ajudar a alcançar a sua meta mais rápido.

 

Tenha um Vision Board

 

Sabemos que manter o foco na economia é difícil, principalmente quando você está economizando para realizar um sonho a longo prazo, como comprar a casa própria, por exemplo.

 

Por isso, coloque algo na sua casa que te lembre do seu objetivo todos os dias. Uma ideia que tem se tornado popular são os Vision Boards! Ou seja, quadros com colagens, fotos e recados relativos a sua meta.

 

Então se o seu objetivo for uma linda festa de casamento, você pode colocar imagens com o que você deseja na festa. Se a meta for conhecer a África do Sul, use fotos do país. E assim por diante.

 

Mas, se você não tiver espaço para um Vision Board ou não estiver se sentindo muito artístico, não se preocupe! Um simples incentivo em forma de uma mensagem ou fotografia na geladeira já é o suficiente para te lembrar dos seus sonhos todos os dias.

 

Comece!

 

A parte mais importante, e talvez a mais difícil, de poupar é começar!

 

Não deixe os seus sonhos para amanhã ou para 2022. A melhor forma de poupar é começando agora mesmo! 

 

Então, feche a aba do seu e-commerce favorito, organize sua vida financeira e desenhe o seu plano para alcançar a meta.

 

Você consegue! É só começar.

 

Leia também: Por que educação financeira é importante

Postado por: brenda

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Leia também:
https://somossimpay.com.br/wp-content/uploads/2021/08/foto-blog-simpay.jpghttps://somossimpay.com.br/wp-content/uploads/2021/08/endividamento-simpay.jpghttps://somossimpay.com.br/wp-content/uploads/2021/10/foto-blog-simpay-6.png