Como fazer o seu controle financeiro pessoal

Postado em por brenda

controle financeiro pessoal

Controle financeiro não é algo somente para empresas. Também é necessário dentro da sua casa!

Só assim você conhece sua renda, seus gastos e identifica o que pode ser melhorado para sobrar mais dinheiro no fim do mês. 

Afinal, essa sobrinha significa qualidade de vida, seja guardando-a para viajar com a família nas férias, investindo ou ainda fazendo uma reserva de emergência. Tudo isso significa mais tranquilidade e novas possibilidades.

Neste artigo, vamos te ajudar a ter mais controle sobre as suas finanças para ter mais qualidade de vida dentro do seu orçamento. Leia mais!

O que é controle financeiro?

A base do controle financeiro pessoal é o registro de todas as entradas e saídas de capital. Assim, você consegue saber o que está acontecendo com o seu orçamento em detalhes. 

Você pode saber, por exemplo, quanto dinheiro é destinado à educação dos seus filhos, quanto está sendo investido na sua própria carreira, quais os gastos mensais de manutenção da sua casa, entre outros.

Tendo conhecimento de todos os seus gastos, não há mais chance para surpresas com o valor da fatura do cartão de crédito ou outras contas.

Além disso, o controle financeiro permite manter uma boa saúde financeira e tranquilidade para planejar o futuro.

Afinal, controle financeiro não é sobre cortar gastos e poupar dinheiro, é sobre usá-lo de maneira inteligente e estratégica.

O que incluir no planejamento?

O primeiro passo para um bom controle financeiro pessoal é conhecer a sua vida financeira em todas as suas partes. Isso significa entender de onde vem o dinheiro e para onde ele vai.

Para isso, faça uma lista com todas as informações importantes.

Você deve incluir:

  • receitas: aqui entram os salários da sua família, comissões, ganhos com investimentos, etc.;
  • despesas: alimentação, contas, impostos, mensalidade escolar, mensalidade do curso de violão, etc.;
  • investimentos: valores aplicados;
  • outros compromissos financeiros: cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, etc.;

Como fazer o controle financeiro pessoal?

Conheça seu orçamento e custo de vida

Esse passo você já tomou quando falamos de que itens incluir no seu planejamento. Repare em todos os seus gastos mensais e em todo o dinheiro que entra. Isso é fundamental para ter um bom controle financeiro pessoal.

Ter esse conhecimento também vai te ajudar a entender qual é o seu custo de vida, ou seja, quanto é gasto com contas, alimentação e outros itens básicos. 

Assim, vai ser possível entender quanto dinheiro você precisa e quanto pode sobrar ou não a partir de outras atividades, como idas ao cinema, por exemplo.

Conheça suas despesas extras

Acabamos de mencionar idas ao cinema, mas talvez você curta comprar um cafezinho ou um sorvete todos os dias durante o trabalho, tomar uma cervejinha com os colegas depois do expediente, fazer as unhas toda semana ou levar a família para assistir aos jogos do seu clube favorito.

Seja o que for, todo mundo tem seus prazeres que geram despesas extras e nós não vamos te dizer para cortá-los. Eles fazem parte da sua qualidade de vida!

Mas conhecer a fundo as suas despesas extras é vital para o seu controle financeiro pessoal. Assim, caso você queira fazer uma grande viagem no fim do ano, você já sabe como pode economizar.

Abrir mão de algumas diversões por um tempo pode valer a pena quando o objetivo é ter férias incríveis.

Categorize seus gastos

Separar os gastos com necessidades básicas e contas das suas despesas extras é útil para saber onde seu dinheiro está indo e como economizá-lo, caso esse seja o seu desejo.

Mas você pode ir além e criar subcategorias para esses gastos. Assim, você pode saber quanto foi gasto no mês em restaurantes e apps de delivery especificamente, por exemplo.

Dessa forma, se o orçamento sair do normal em determinado mês, você pode facilmente descobrir o que causou isso.

Compare preços

Compras por impulso são as maiores inimigas do seu controle financeiro pessoal. Busque sempre pensar bem nos seus gastos e em como isso afetará seu orçamento a curto, médio e longo prazo.

Além disso, comparar preços deve ser um hábito sempre que você precisar ou quiser comprar algo. Não gaste mais dinheiro do que o necessário apenas porque você não viu que o produto estava mais barato em outro lugar.

Mas não faça comparações somente entre um produto e outro. Saber os preços dos itens no supermercado vai te ajudar a entender quando eles estão caros ou baratos.

Entender qual a melhor época para comprar determinados legumes, verduras e frutas também é uma boa ideia.

Pense bem nas suas compras

A sua wishlist na Amazon ou no seu site de compras favorito pode estar imensa. Mas procure se perguntar se você realmente precisa desses itens, como irá usá-los e se o valor valerá a pena pelo que você vai receber.

Como dissemos, compras por impulso são suas maiores inimigas. Portanto, procure analisar suas necessidades e como o seu orçamento pode comportá-las.

Não perca o foco: defina metas

A melhor forma de não perder o foco enquanto você está tentando economizar é jamais perder a meta de vista. Assim, todas as suas decisões são voltadas para a meta.

Você pode desejar o mais novo modelo de smartphone, por exemplo, mas comprá-lo te deixará mais longe da meta. Esse tipo de pensamento é útil na hora de tomar decisões.

A sua meta pode ser uma viagem, um novo carro ou qualquer outro grande desejo pelo qual vale a pena sacrificar pequenos desejos.

Para manter isso em mente, muitas pessoas fazem os chamados “Vision Boards” ou “Dream Boards”. A ideia é colocar os seus objetivos em um quadro que fique em local visível na sua casa. Assim, você sempre terá a sua meta bem na sua frente.

Você também pode destinar uma parte pré-determinada do seu salário diretamente para este sonho.

A ideia é que, assim que o salário cair na conta, você já o coloque no Tesouro Direto, na Poupança ou em outra forma de investimento. Afinal, esse dinheiro não é seu, ele é da meta.

Além disso, essa tática faz com que seu dinheiro fique rendendo juros ao invés de ficar parado na conta.

Cuidado com os gastos anuais

O final do ano está chegando e 2022 está quase aí. Isso significa que está quase na hora de rever os temidos gastos anuais.

Prepare-se desde já para lidar com IPTU, IPVA e seguros. Essas despesas viram um grande problema quando não são previstas. Uma boa ideia é ir guardando dinheiro especificamente para elas ao longo do ano.

Aprenda a investir

Investir parece complicado. Afinal, são muitas coisas para aprender.

No entanto, o tempo que você vai gastar para aprender mais a respeito vai valer a pena. Aprender sobre investimentos vai te ensinar a cuidar melhor do dinheiro poupado.

Assim, você vai conseguir escolher qual o melhor lugar para guardar suas reservas para o futuro.

Leia também: 10 dicas fáceis para economizar

Aplicativos de controle financeiro

Você não precisa mais contar somente com listas e planilhas para realizar o seu controle financeiro pessoal. A tecnologia está aqui para ajudar!

Hoje, existem diversas opções de aplicativos, gratuitos e pagos, especializados em controle financeiro. Conheça alguns deles:

  • Meu Dinheiro;
  • Orçamento Fácil;
  • Organizze;
  • GuiaBolso;
  • Minhas economias;
  • Mobills;

Mas, antes de tudo, quite suas dívidas

Todas essas dicas podem ser aplicadas no seu dia a dia para alcançar um melhor controle financeiro pessoal, porém, se você tiver dívidas, é preciso quitá-las o mais rápido possível antes que se tornem uma bola de neve.

É por isso que criamos a Simpay! Somos uma startup que proporciona o pagamento parcelado de contas através do cartão de crédito (aceita todas as bandeiras), com taxas acessíveis e sem burocracia. 

Desde que surgimos, mais de 40 mil pessoas já utilizaram os serviços de parcelamento.

Conheça nossos serviços!

 

Postado por: brenda

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Leia também:
https://somossimpay.com.br/wp-content/uploads/2020/12/image.pnghttps://somossimpay.com.br/wp-content/uploads/2021/10/foto-blog-simpay-5.pnghttps://somossimpay.com.br/wp-content/uploads/2021/10/foto-blog-simpay-4.jpg