Inovação em negócios tradicionais: por que e como inovar?

Postado em por henrique

Durante vários anos, as formas tradicionais de negócios, bem como seus processos de gestão funcionaram muito bem. Porém, hoje, assistimos a uma nova realidade marcada por novas iniciativas, a chegada de startups, novos aplicativos e formas de gestão inovadoras.

Por isso, é importante ter um olhar mais aberto a essas transformações, bem como rever a filosofia e práticas de gestão de sua empresa, de modo a alinhar seus negócios aos novos formatos da competitividade.

As empresas que adotaram um pensamento disruptivo e reinventaram seus modelos de negócios, estão tendo resultados, como, por exemplo, a Waze, Netflix, Airbnb e Uber etc.

Neste artigo, queremos que você conheça algumas ideias para gerar inovação no seu negócio, além de algumas ideias sobre como sua empresa pode melhorar suas receitas financeiras, de modo a alcançar novos patamares de resultados.

Inovar é preciso. Mas como inovar?

Hoje, notamos que os avanços tecnológicos e as mudanças sociais têm trazido novos desafios para as empresas, em geral.

Mudamos nossa forma de comunicação, há cada dia, vemos novas transformações digitais, e o comportamento de compra do consumidor mudou, o qual está muito mais interconectado.

Desse modo, as empresas precisam se alinharem a esses novos padrões, sob pena de perder posições no seu mercado de atuação.

Segundo um relatório da Visa Americas Market Intelligence, de 2019, 8 das 20 empresas inovadoras ficam no Brasil, e 80% das empresas mais inovadoras tem uma equipe dedicada a gerar inovação; há grandes parcerias com as startups. Há ainda uma estrutura horizontalizada e espaço colaborativo, e 80% delas utilizam a inteligência artificial ou aprendizado de máquina.

As empresas mais tradicionais focam em elaborar seus planejamentos para 5 anos pela frente e ou mais. Enquanto isso, as startups, por exemplo, focam em testar novos modelos de negócios adaptando seus planejamentos de forma dinâmica, tão logo elas detectam erros, falhas em processos ineficiências, oportunidades etc. Assim, elas estão aí e mostrando a que veio.

Nisso, notamos que sua empresa também precisa fazer mudanças profundas e estruturantes.

Como inovar em negócios tradicionais: algumas ideias

  1. Defina um propósito e espalhe ele

Se pergunte qual é ou deveria ser o propósito de seu negócio e se está claro para seus públicos. Para isso, pense primeiro na necessidade ou desejo que seu negócio resolver.

Isso é importante para guiar as ações necessárias a serem implantadas em seu negócio.

  • Forme uma equipe com competências distintas

E que trabalhem de modo colaborativo. O ideal é que seja uma equipe enxuta que seja tenha liberdade de criar, experimentar, errar e fazer novamente. E, que trabalhe alinhada aos objetivos e propósitos do seu negócio.

Para Tom Kelley, um dos fundadores da IDEO, uma das empresas inovadoras de forma exemplar, para ele, uma empresa precisa ter pessoas com mente de antropólogo, no que diz respeito à necessidade de estar entre as pessoas, ouvir suas histórias e observar seus padrões de comportamento.

  • Analise os problemas e demandas do seu negócio

Você já imaginou onde estão seus gargalos, já pensou sobre o que as pessoas que já compraram de você e do que reclamam.

Busque colher os feedbacks deixados nas redes sociais e canais de comunicação com o cliente e estabeleça ações para usar essas informações para otimizar os processos de seu negócio.

  • Tenha uma estrutura que permita o erro

Errar faz parte do processo na busca pela inovação. Há quem diga que a melhor forma de aprender de verdade é errando.

Permita que sua equipe experimente novas ideias, que testem, é dessa forma que as pessoas sentirão à vontade para deixar aflorar suas ideias geniais, e assim, criar as melhores soluções em inovações.

Como dizia Thomas Edison, “eu não errei, apenas descobri 10 mil maneiras que não funcionavam”.

Como gerar novas fontes de receitas na sua empresa

Com tantas mudanças e novas demandas, é preciso buscar novas formas de monetizar seu negócio, de criar outras fontes de receitas, para isso, sugerimos estas ideias:

  1. Invista no e-commerce

É um mercado gigante e que tende a crescer ainda mais. Você pode montar um site ou uma loja virtual, para isso, há plataformas que oferecem uma estrutura completa, bastando apenas personalizar a loja a sua maneira.

Segunda pesquisa da Ebit (Nielsen), o e-commerce brasileiro registrou crescimento de 47% no primeiro semestre deste ano.

É uma forma excelente de monetizar seu negócio, pois a nossa sociedade está cada vez mais conectada, fazendo suas compras de forma on-line.

  • Crie um aplicativo

Os aplicativos estão em alta nos mercados, eles chegaram para revolucionar nossa forma de viver.

Com eles, você que é empresário, pode oferecer um atendimento mais personalizado ao seu cliente, gerar processos mais eficientes de gestão do seu negócio, e com isso, atrair mais clientes que estão nesse meio digital, gerando assim, mais receitas para seu negócio.

  • Venda mais para o mesmo cliente

É preciso aproveitar os clientes que a empresa já tem e vender mais produtos para os mesmos.

Para isso, pense em suas necessidades, além dos produtos que eles já compram de você e quais outros ele precisa.

Pense em toda a cadeia ou jornada de consumo do cliente e imagine quais necessidades não foram ainda supridas.

Assim, desenvolva novos produtos ou invista em um mix mais variados de produtos. Assim, com certeza você vai aumentar seu faturamento.

  • Licenciamento ou franquias

Se seu negócio já é um sucesso, você pode licenciar sua marca para o lançamento de novos produtos e serviços no mercado, gerando receitas recorrentes, isso é comum com times de futebol, personagens infantis etc.

Ou até mesmo abrir seus modelos de negócio para um modelo de franquia, o que pode te render um bom retorno financeiro.

Concluindo

Neste artigo, você conferiu algumas ideias para gerar inovação no seu negócio ou empresa, além de conhecer ideias para gerar novas receitas financeiras, de modo a alcançar novos patamares de resultados.

São todas ideias fáceis de implementar, mas que é preciso começar a fazer o diferente, a experimentar, não há mais tempo de ficar pensando se faz, se é uma boa… É preciso criar a cultura da experimentação, da tentativa e da inovação.

E, acesse neste site outros artigos como este?

Postado por: henrique

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Leia também: